Faleceu José Gonçalves



É com imensa mágoa que escrevo estas singelas palavras sobre o meu amigo e padrinho José Gonçalves. Além de primo dos meus pais e companheiro de sempre de viagens, natais, passagens de ano, foi meu padrinho de baptismo também.
O José Gonçalves foi genro de um dos mais carismáticos presidentes da Sociedade Recreativa Artística Farense nos anos 50 e 60 do Século passado, mestre José Marques dos Santos e participou em várias actividades promovidas nesta associação centenária.
Das inúmeras histórias que o Zé me contava sobre o Seu Farense e as grandes jogatanas de bola, uma das emblemáticas até não foi contada por ele, dada a sua modéstia inata.
Num jogo para a Taça de Portugal, o SCF recebeu o Sporting, após ter perdido 5-0 em Lx. Ao intervalo o SCF já ganhava por 4-1, tendo ficado no final 4-3 para os moços de Faro, e logo ao intervalo o Sporting quis contratar o Zé, porém devido a muitas questões, entre as quais familiares e de namoro com a actual mulher que é minha madrinha de baptismo e casamento, acabou por permanecer fiel ao seu Sporting, o de Faro.
Acho que estes pormenores relacionados atestam bem o que foi o José Gonçalves como atleta e como homem. 
Para quem o conhecia bem, é uma história recorrente, para quem não o conheceu, só direi que muito perderam em aprendizagem e lições de vida.

À família enlutada, particularmente à esposa e ao irmão, esta Direcção expressa as mais sentidas condolências.

João Vasco Resende – Afilhado e amigo para sempre!!! – Presidente da Direcção da Sociedade Recreativa Artística Farense